Função Gerencial do Shopping Center: Ação, Devoção e Desilusão
Keywords:
gerente, shopping center, funçãoAbstract
O objetivo desse artigo foi refletir sobre a função gerencial em shopping centers - SC - enfocando as exigências específicas sobre os profissionais nesse contexto do comércio varejista. A discussão conceitual acerca de tal função foi elaborada a partir de três dimensões: ação, devoção e desilusão. Foi realizada uma pesquisa com 20 gerentes comerciais em cinco SC, com uma abordagem essencialmente qualitativa, cujo principal instrumento de coleta de dados foi a entrevista com roteiro semi-estruturado. Os dados foram apresentados, analisados à luz da técnica de análise de conteúdo e ilustrados com fragmentos das entrevistas. Do ponto de vista da “ação”, levantaram-se dúvidas acerca da possibilidade efetiva que o gerente apresenta de promover o fortalecimento de seu espaço e de seu escopo de trabalho no referido ambiente. Quanto à “devoção”, as relações desenvolvidas pelos entrevistados mostraram-se como um emaranhado de demandas a ser destrinchado diariamente. Por fim, suas “desilusões” referem-se a expectativas e frustrações relacionadas a status, realização profissional e poder, denotando relações ambíguas, fragmentadas e controversas. Dessa maneira, pelo menos para eles, o SC não é o “mundo perfeito” retratado por outros atores sociais em outras pesquisas. Foram feitas sugestões para pesquisas futuras.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
How to Cite
1.
Paiva KCM de, Mageste G de S, Melo MC de OL, Santos MEB dos, Pereira RA. Função Gerencial do Shopping Center: Ação, Devoção e Desilusão. Organ. Soc. [Internet]. 2014Jun.6 [cited 2024Nov.22];14(42). Available from: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10894
Issue
Section
Articles
License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 License.
The O&S adopts a Creative Commons Attributions License 4.0 in all published works, except where specifically indicated by copyright holders.