A tipologia do método de caso em Administração: usos e aplicações
Palavras-chave:
método do caso, administração, educação.Resumo
Este artigo aborda a tipologia do método do caso na área de administração e tem por objetivo identificar os principais tipos de casos e as situações mais apropriadas para o emprego de cada uma de suas versões. Realizou-se um levantamento bibliográfico sobre os tópicos: (i) definição do método do caso, (ii) finalidades pedagógicas do método do caso, (iii) tipologia dos casos e (iv) critérios para classificações dos casos. Com base nisso, foram sugeridos quatro critérios para categorização dos tipos de casos, a saber: finalidades pedagógicas, disponibilidade de informações, nível de estruturação e nível de complexidade. Cada formato de caso se mostra adequado a uma situação educacional peculiar, incluindo diferentes níveis de ensino. Recomenda-se que essa técnica seja utilizada em conjunto com outras estratégias educacionais. É fundamental que os instrutores estejam habilitados a selecionar o tipo do caso conforme a necessidade dos alunos e os objetivos pedagógicos pretendidos.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
1.
Ikeda AA, Veludo-de-Oliveira TM, Campomar MC. A tipologia do método de caso em Administração: usos e aplicações. Organ. Soc. [Internet]. 4º de junho de 2014 [citado 22º de novembro de 2024];12(34). Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10796
Edição
Seção
Artigos
Licença
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons Attribution 4.0.
A O&S adota a Licença de Atribuição do Creative Commons 4.0 em todos os trabalhos publicados, exceto, quando houver indicação específica de detentores de direitos autorais.