A tipologia do método de caso em Administração: usos e aplicações

Autores

  • Ana Akemi Ikeda USP
  • Tânia Modesto Veludo-de-Oliveira
  • Marcos Cortez Campomar

Palavras-chave:

método do caso, administração, educação.

Resumo

Este artigo aborda a tipologia do método do caso na área de administração e tem por objetivo identificar os principais tipos de casos e as situações mais apropriadas para o emprego de cada uma de suas versões. Realizou-se um levantamento bibliográfico sobre os tópicos: (i) definição do método do caso, (ii) finalidades pedagógicas do método do caso, (iii) tipologia dos casos e (iv) critérios para classificações dos casos. Com base nisso, foram sugeridos quatro critérios para categorização dos tipos de casos, a saber: finalidades pedagógicas, disponibilidade de informações, nível de estruturação e nível de complexidade. Cada formato de caso se mostra adequado a uma situação educacional peculiar, incluindo diferentes níveis de ensino. Recomenda-se que essa técnica seja utilizada em conjunto com outras estratégias educacionais. É fundamental que os instrutores estejam habilitados a selecionar o tipo do caso conforme a necessidade dos alunos e os objetivos pedagógicos pretendidos.

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Como Citar

1.
Ikeda AA, Veludo-de-Oliveira TM, Campomar MC. A tipologia do método de caso em Administração: usos e aplicações. Organ. Soc. [Internet]. 4º de junho de 2014 [citado 30º de junho de 2024];12(34). Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10796

Edição

Seção

Artigos