A tipologia do método de caso em Administração: usos e aplicações
Keywords:
método do caso, administração, educação.Abstract
Este artigo aborda a tipologia do método do caso na área de administração e tem por objetivo identificar os principais tipos de casos e as situações mais apropriadas para o emprego de cada uma de suas versões. Realizou-se um levantamento bibliográfico sobre os tópicos: (i) definição do método do caso, (ii) finalidades pedagógicas do método do caso, (iii) tipologia dos casos e (iv) critérios para classificações dos casos. Com base nisso, foram sugeridos quatro critérios para categorização dos tipos de casos, a saber: finalidades pedagógicas, disponibilidade de informações, nível de estruturação e nível de complexidade. Cada formato de caso se mostra adequado a uma situação educacional peculiar, incluindo diferentes níveis de ensino. Recomenda-se que essa técnica seja utilizada em conjunto com outras estratégias educacionais. É fundamental que os instrutores estejam habilitados a selecionar o tipo do caso conforme a necessidade dos alunos e os objetivos pedagógicos pretendidos.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
How to Cite
1.
Ikeda AA, Veludo-de-Oliveira TM, Campomar MC. A tipologia do método de caso em Administração: usos e aplicações. Organ. Soc. [Internet]. 2014Jun.4 [cited 2024Nov.22];12(34). Available from: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10796
Issue
Section
Articles
License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 License.
The O&S adopts a Creative Commons Attributions License 4.0 in all published works, except where specifically indicated by copyright holders.