Aprendendo a aprender: análise de três estudos de caso em aprendizagem organizacional a partir do construtivismo
Resumo
Este artigo tenta estabelecer nexos entre abordagens do ensino e da aprendizagem, mais familiares ao campo da Educação, e as teorias da aprendizagem organizacional. Identifica, na abordagem cognitivista da aprendizagem organizacional, a tendência a analisar o fenômeno organizacional enquanto processo socialmente construído pela interação entre atores relevantes, infundindo vida própria à organização, em oposição ao tradicional construto de organização como entidade racional. Inclui análise e avaliação crítica de três estudos de caso sobre aprendizagem organizacional, a partir de um olhar de administrador contaminado pelas abordagens construtivistas de Piaget e Vigotsky, as quais sugerem que conteúdo, processo e forma são fatores-chave para a aprendizagem. A análise tende a confirmar lacunas e problemas relativos à incapacidade, ainda persistente, de relacionar dialeticamente indivíduo e contexto.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
1.
Célia M, Loiola E. Aprendendo a aprender: análise de três estudos de caso em aprendizagem organizacional a partir do construtivismo. Organ. Soc. [Internet]. 29º de maio de 2014 [citado 23º de novembro de 2024];8(22). Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10583
Edição
Seção
Artigos
Licença
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons Attribution 4.0.
A O&S adota a Licença de Atribuição do Creative Commons 4.0 em todos os trabalhos publicados, exceto, quando houver indicação específica de detentores de direitos autorais.