Aprendendo a aprender: análise de três estudos de caso em aprendizagem organizacional a partir do construtivismo
Abstract
Este artigo tenta estabelecer nexos entre abordagens do ensino e da aprendizagem, mais familiares ao campo da Educação, e as teorias da aprendizagem organizacional. Identifica, na abordagem cognitivista da aprendizagem organizacional, a tendência a analisar o fenômeno organizacional enquanto processo socialmente construído pela interação entre atores relevantes, infundindo vida própria à organização, em oposição ao tradicional construto de organização como entidade racional. Inclui análise e avaliação crítica de três estudos de caso sobre aprendizagem organizacional, a partir de um olhar de administrador contaminado pelas abordagens construtivistas de Piaget e Vigotsky, as quais sugerem que conteúdo, processo e forma são fatores-chave para a aprendizagem. A análise tende a confirmar lacunas e problemas relativos à incapacidade, ainda persistente, de relacionar dialeticamente indivíduo e contexto.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
How to Cite
1.
Célia M, Loiola E. Aprendendo a aprender: análise de três estudos de caso em aprendizagem organizacional a partir do construtivismo. Organ. Soc. [Internet]. 2014May29 [cited 2024Nov.23];8(22). Available from: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10583
Issue
Section
Articles
License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 License.
The O&S adopts a Creative Commons Attributions License 4.0 in all published works, except where specifically indicated by copyright holders.