CIDADANIA EMPRESARIAL NO BRASIL: OS DILEMAS CONCEITUAIS E A AÇÃO DE TRÊS ORGANIZAÇÕES BAIANAS
Resumo
O artigo analisa o conceito de cidadania empresarial e sua prática no Brasil, no contexto de redefinição de papéis entre agentes sociais e de desenvolvimento local, dentro de um espaço público comum. O foco está em um dos tipos de relação estabelecida entre organizações empresariais e integrantes do chamado terceiro setor, a partir do exemplo de três fundações empresariais baianas, integrantes do GIFE - Grupo de Institutos, Fundações e Empresas. São discutidos conceitos relacionados à prática da cidadania empresarial, como filantropia, responsabilidade social e ética empresarial. Os casos fornecem elementos para a discussão da aparente contradição entre a competição e a solidariedade, evidenciando alguns dilemas que vivem essas organizações, que vão da filantropia à ação estratégica, do mercado ao terceiro setor, das práticas globais às características organizacionais nacionais e locais.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
1.
Schommer PC, Fischer T. CIDADANIA EMPRESARIAL NO BRASIL: OS DILEMAS CONCEITUAIS E A AÇÃO DE TRÊS ORGANIZAÇÕES BAIANAS. Organ. Soc. [Internet]. 21º de maio de 2014 [citado 23º de novembro de 2024];6(15). Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10414
Edição
Seção
Artigos
Licença
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons Attribution 4.0.
A O&S adota a Licença de Atribuição do Creative Commons 4.0 em todos os trabalhos publicados, exceto, quando houver indicação específica de detentores de direitos autorais.