CIDADANIA EMPRESARIAL NO BRASIL: OS DILEMAS CONCEITUAIS E A AÇÃO DE TRÊS ORGANIZAÇÕES BAIANAS
Abstract
O artigo analisa o conceito de cidadania empresarial e sua prática no Brasil, no contexto de redefinição de papéis entre agentes sociais e de desenvolvimento local, dentro de um espaço público comum. O foco está em um dos tipos de relação estabelecida entre organizações empresariais e integrantes do chamado terceiro setor, a partir do exemplo de três fundações empresariais baianas, integrantes do GIFE - Grupo de Institutos, Fundações e Empresas. São discutidos conceitos relacionados à prática da cidadania empresarial, como filantropia, responsabilidade social e ética empresarial. Os casos fornecem elementos para a discussão da aparente contradição entre a competição e a solidariedade, evidenciando alguns dilemas que vivem essas organizações, que vão da filantropia à ação estratégica, do mercado ao terceiro setor, das práticas globais às características organizacionais nacionais e locais.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
How to Cite
1.
Schommer PC, Fischer T. CIDADANIA EMPRESARIAL NO BRASIL: OS DILEMAS CONCEITUAIS E A AÇÃO DE TRÊS ORGANIZAÇÕES BAIANAS. Organ. Soc. [Internet]. 2014May21 [cited 2024Nov.23];6(15). Available from: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10414
Issue
Section
Articles
License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 License.
The O&S adopts a Creative Commons Attributions License 4.0 in all published works, except where specifically indicated by copyright holders.