Medidas da Aprendizagem Organizacional: Revisão de Literatura e Agenda de Pesquisa
Keywords:
prendizagem Organizacional. Pesquisas. Mensuração.Abstract
Este artigo apresenta o estado da arte sobre mensuração da aprendizagem organizacional. Foram utilizadas como referência as escalas publicadas em artigos científicos das bases de dados ISI Web of Science, sub-base Social Sciences Citation Index (SSCI) e Scientific Eletronic Library Online (SciELO). O artigo mapeia as escalas de aprendizagem organizacional e analisa as bases conceituais das diferentes medidas existentes. Foram identificadas 32 escalas para mensurar o construto na ISI Web of Science e 3 escalas na SciELO. Essas são provenientes de diferentes domínios e perspectivas conceituais, sendo o domínio mais comum o de processamento de informações e conhecimentos. Os resultados da análise apontam para um cenário de pesquisa embrionário, com ausência de convergência conceitual entre as medidas e fragilidades metodológicas no desenvolvimento de medidas empíricas válidas e confiáveis em aprendizagem organizacional. A partir destes resultados o artigo apresenta uma agenda de pesquisa para o avanço na mensuração da aprendizagem organizacional.
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Published
2019-08-02
How to Cite
1.
Neves EO, Steil AV. Medidas da Aprendizagem Organizacional: Revisão de Literatura e Agenda de Pesquisa. Organ. Soc. [Internet]. 2019Aug.2 [cited 2024Dec.22];26(91). Available from: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/22738
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