O Uso de Coortes em Segmentação de Marketing

Authors

  • Ana Akemi Ikeda
  • Marcos Cortez Campomar
  • Beatriz de Castro Sebastião Pereira

Keywords:

segmentação por coortes, marketing

Abstract

O mercado de consumo é caracterizado por mudanças expressivas, principalmente no que diz respeito ao atendimento mais individualizado, preocupação expressada por esforços em desenvolver novas bases de segmentação para aumentar a eficácia das ações de marketing. Uma base de segmentação ainda pouco utilizada é a por coortes, a qual busca identificar grupos que passaram pelos mesmos eventos externos na passagem para a maioridade. Apesar do forte fator demográfico (idade), a segmentação por coortes é do tipo psicográfica já que visa à identificação de valores. O objetivo deste artigo é explorar o conceito de coorte como forma de segmentação de mercado em marketing e sua aplicação nas decisões de marketing. O método empregado neste ensaio é o levantamento bibliográfico de caráter descritivo e analítico. Conclui-se que o método ainda é pouco utilizado, mas que pode gerar contribuições importantes em marketing se os esforços necessários para sua aplicação forem empreendidos.

Downloads

Download data is not yet available.

How to Cite

1.
Ikeda AA, Campomar MC, Pereira B de CS. O Uso de Coortes em Segmentação de Marketing. Organ. Soc. [Internet]. 2014Jun.7 [cited 2024Nov.22];15(44). Available from: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10935

Issue

Section

Articles