Aprendendo a aprender: análise de três estudos de caso em aprendizagem organizacional a partir do construtivismo
Abstract
Este artigo tenta estabelecer nexos entre abordagens do ensino e da aprendizagem, mais familiares ao campo da Educação, e as teorias da aprendizagem organizacional. Identifica, na abordagem cognitivista da aprendizagem organizacional, a tendência a analisar o fenômeno organizacional enquanto processo socialmente construído pela interação entre atores relevantes, infundindo vida própria à organização, em oposição ao tradicional construto de organização como entidade racional. Inclui análise e avaliação crítica de três estudos de caso sobre aprendizagem organizacional, a partir de um olhar de administrador contaminado pelas abordagens construtivistas de Piaget e Vigotsky, as quais sugerem que conteúdo, processo e forma são fatores-chave para a aprendizagem. A análise tende a confirmar lacunas e problemas relativos à incapacidade, ainda persistente, de relacionar dialeticamente indivíduo e contexto.Downloads
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1.
Célia M, Loiola E. Aprendendo a aprender: análise de três estudos de caso em aprendizagem organizacional a partir do construtivismo. Organ. Soc. [Internet]. 2014May29 [cited 2024Dec.23];8(22). Available from: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10583
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