PROCESSOS DE FORMAÇÃO PARA CRIADORES EM DANÇA

o desenvolvimento de habilidades sensório-motoras como aspecto coevolutivo a procedimentos de criação

Autores

  • Marila Annibelli Vellozo UNESPAR

DOI:

https://doi.org/10.9771/2317-3777dança.v2i2.9738

Palavras-chave:

Dança contemporânea, Formação para criadores, Habilidades sensório-motoras, Pesquisa em dança

Resumo

Esse texto apresenta como objeto de pesquisa, habilidades sensório-motoras (NÖE, 2004) entendidas como necessárias ao artista que pesquisa em dança por meio de práticas criativas. Parte-se do pressuposto que o desenvolvimento de uma pesquisa artística em dança ocorre como um processo coevolutivo entre os procedimentos selecionados para investigar uma hipótese, e as habilidades no corpo - como capacidade sensorial e motora - que são desenvolvidas enquanto se investiga e experimenta. A metodologia se configura por revisão bibliográfica dos autores (NÖE, 2004) e (THELEN, 1995) e pelo levantamento de algumas habilidades que se pautam na experiência artística e docente da autora. Visa-se estabelecer parâmetros para a formulação de estratégias de ensino para o criador em dança ao mesmo tempo em que enfatizar a importância da estruturação de projetos e de programas continuados de formação para este recorte, o que se concluiu como necessário.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marila Annibelli Vellozo, UNESPAR

Professora do Curso de Dança da FAP, Campus II/UNESPAR. Professora convidada do Programa Brasileiro de Body-Mind Centering. Artista da Dança.

Downloads

Publicado

2014-05-23

Como Citar

Vellozo, M. A. (2014). PROCESSOS DE FORMAÇÃO PARA CRIADORES EM DANÇA: o desenvolvimento de habilidades sensório-motoras como aspecto coevolutivo a procedimentos de criação. DANÇA: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Dança, 2(3), 67–80. https://doi.org/10.9771/2317-3777dança.v2i2.9738

Edição

Seção

Artigos