PROCESSOS DE FORMAÇÃO PARA CRIADORES EM DANÇA
o desenvolvimento de habilidades sensório-motoras como aspecto coevolutivo a procedimentos de criação
DOI:
https://doi.org/10.9771/2317-3777dança.v2i2.9738Palavras-chave:
Dança contemporânea, Formação para criadores, Habilidades sensório-motoras, Pesquisa em dançaResumo
Esse texto apresenta como objeto de pesquisa, habilidades sensório-motoras (NÖE, 2004) entendidas como necessárias ao artista que pesquisa em dança por meio de práticas criativas. Parte-se do pressuposto que o desenvolvimento de uma pesquisa artística em dança ocorre como um processo coevolutivo entre os procedimentos selecionados para investigar uma hipótese, e as habilidades no corpo - como capacidade sensorial e motora - que são desenvolvidas enquanto se investiga e experimenta. A metodologia se configura por revisão bibliográfica dos autores (NÖE, 2004) e (THELEN, 1995) e pelo levantamento de algumas habilidades que se pautam na experiência artística e docente da autora. Visa-se estabelecer parâmetros para a formulação de estratégias de ensino para o criador em dança ao mesmo tempo em que enfatizar a importância da estruturação de projetos e de programas continuados de formação para este recorte, o que se concluiu como necessário.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A partir da submissão do artigo, resenha, pensata ou ensaio, entende-se como automática a cessão dos direitos autorais para a Revista, uma vez tendo sido aprovado e aceito para publicação.
Dança: Revista do Programa de Pós-Graduação em Dança de http://www.portalseer.ufba.br/index.php/revistadanca/index é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 3.0 Não Adaptada.