A ELABORAÇÃO DA MEMÓRIA NA DANÇA CONTEMPORÂNEA E A ARTE DA CITAÇÃO

Autores

  • Isabelle Launay Universidade de Paris 8
  • Tradução de Ana Teixeira

DOI:

https://doi.org/10.9771/2317-3777dança.v2i1.7674

Palavras-chave:

Isabelle Launay, Gesto, Memória, Esquecimento, Citação, Recriação.

Resumo

Ao indagar-se, no início de seu texto, sobre como pensar o tempo de vida de um gesto de dança, a pesquisadora Isabelle Launay instiga o leitor a problematizar as questões que concernem à ideia, vigente, de que a história da dança se dá por processos de transmissão. A tradução deste artigo tem como objetivo central disponibilizar a hipótese aqui apresentada, relativa à importância de se levar em consideração o processo de esquecimento na dinâmica da memória, o que possibilitaria um entendimento da história para além de um eixo temporal linear.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isabelle Launay, Universidade de Paris 8

Professora de História e Estética da Dança Contemporânea – Departamento de Dança da Universidade de Paris 8.

Tradução de Ana Teixeira

Artista, professora e pesquisadora. Doutora em Comunicação e Semiótica (2012-PUC/SP) e mestre pelo mesmo programa (2008). Formada em Educação Física pela Universidade de Caxias do Sul (1991-UCS-RGS), e em Arts du Spectacle Mention Danse (2002-Université Paris VIII-França). É professora do curso de Comunicação das Artes do Corpo (PUC/SP) e do CLAC (Centro Livre de Artes Cênicas-São Bernardo do Campo-SP).

Downloads

Publicado

2013-08-12

Como Citar

Launay, I., & Teixeira, T. de A. (2013). A ELABORAÇÃO DA MEMÓRIA NA DANÇA CONTEMPORÂNEA E A ARTE DA CITAÇÃO. DANÇA: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Dança, 2(2). https://doi.org/10.9771/2317-3777dança.v2i1.7674

Edição

Seção

Tradução