O CORPO COMO ORGANISMO: POSSIBILIDADES PARA REPENSAR AS METÁFORAS DUALISTAS DE DEMARCAÇÃO CORPO-MENTE E DENTRO-FORA

Autores

  • Charlene Simão UFBA

DOI:

https://doi.org/10.9771/2317-3777dança.v2i1.7589

Palavras-chave:

Corpo, Metáforas, Organismo, Membrana.

Resumo

O presente artigo reflete inicialmente sobre como o corpo tem sido identificado por meio de metáforas dualistas que o demarcam. Explica que a partir da década de 1970 o linguista George Lakoff e o filósofo Mark Johnson, trouxeram um novo conceito de metáfora, associado à forma como pensamos e agimos no mundo. Em específico trata das metáforas corpo-mente e dentro-fora, a primeira propõe uma separação que divide o corpo da mente e a segunda o demarca como um contêiner fechado. Em seguida apresenta novos estudos nas áreas das ciências cognitivas e neurociências que repensam o funcionamento do corpo, esses estudos não trazem uma perspectiva com os pares duais, mas sim, a ideia de integração entre eles. Ou seja, em oposição à metáfora corpo-mente, traz-se a ideia de um organismo em que ambos estão integrados. Já, contrapondo a metáfora dentro-fora, surge o pensamento de que o corpo não é totalmente lacrado, pois efetua trocas com o meio ambiente através da pele, compreendida como uma membrana permeável.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Charlene Simão, UFBA

Natural de Florianópolis, SC. Cursa mestrado em Dança pela UFBA e é especialista em Estudos Contemporâneos em Dança pela mesma instituição. Licenciada em Educação Artística com Habilitação em Artes Cênicas pela UDESC. Diretora da Una Cia. de Dança.

Downloads

Publicado

2013-08-12

Como Citar

Simão, C. (2013). O CORPO COMO ORGANISMO: POSSIBILIDADES PARA REPENSAR AS METÁFORAS DUALISTAS DE DEMARCAÇÃO CORPO-MENTE E DENTRO-FORA. DANÇA: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Dança, 2(2). https://doi.org/10.9771/2317-3777dança.v2i1.7589

Edição

Seção

Artigos