“TÁTICAS” NAS MARGENS DO RIO E NOS INTERSTÍCIOS DA VIDA: CORPOGRAFIAS URBANAS EM SENA MADUREIRA-AC

Autores

  • Joana de Oliveira Dias

DOI:

https://doi.org/10.9771/2317-3777dança.v1i1.7084

Palavras-chave:

Corpografias urbanas, Estéticas territoriais, Práticas espaciais

Resumo

A experiência do corpo no cotidiano da cidade não é vista de maneira antagônica à experiência corporal criativa, mas como prática cultural que expressa a dialética entre corpo e cidade. Nas fissuras da tradição estética amazonialista, estudos corpográficos configuram-se como possibilidades de compreensão da questão urbana – uma alternativa de produção e circulação de novos sentidos sobre a experiência cotidiana da cidade por meio da arte. As corpografias e paisagens sonoras urbanas foram tomadas como categoria de análise de práticas culturais nas imediações do Rio Iaco, na cidade de Sena Madureira-Acre. Inspirado nas letras de Michel de Certeau, Guy Debord e Richard Sennett, este texto trata de não mais imaginar o corpo humano asfixiado pelo nó do poder, mas desatar esse nó e explorar os prazeres corporais que não se deixam aprisionar pela sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joana de Oliveira Dias

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007) e cursa o Mestrado em Desenvolvimento Regional da Universidade Federal do Acre. É docente em Ecologia do Instituto Federal do Acre/ Campus Sena Madureira e pesquisadora do grupo Ateliê de Pesquisa Sóciotécnico- tecnológica em Cenas Amazônicas.

Downloads

Publicado

2013-03-19

Como Citar

Oliveira Dias, J. de. (2013). “TÁTICAS” NAS MARGENS DO RIO E NOS INTERSTÍCIOS DA VIDA: CORPOGRAFIAS URBANAS EM SENA MADUREIRA-AC. DANÇA: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Dança, 1(1). https://doi.org/10.9771/2317-3777dança.v1i1.7084

Edição

Seção

Artigos