DANÇA: ESCRITA METAFÓRICA DO CORPO COMO LINGUAGEM QUE TRAZ A MEMÓRIA TRAÇADA

Autores

  • Lenira Peral Rengel
  • Patrícia Cruz Ferreira

DOI:

https://doi.org/10.9771/2317-3777dança.v1i1.7079

Palavras-chave:

Dança, Memória, Procedimento metafórico, Figuras de linguagem

Resumo

Corpos (dançarino e espectador) na experiência da dança compõem uma escrita metafórica que presentifica a memória, sempre com a linguagem da dinâmica (Prigogine, 2011), um devir da memória. A partir de Lakoff e Johnson (1999) que demonstram a metáfora como embodied, surgiu a compreensão de que o próprio corpo age pelo que é denominado de procedimento metafórico. (RENGEL, 2007) Essa escrita metafórica compreende a memória como parte sua. É traçada pelo sistema de mapeamento cerebral do corpo (DAMÁSIO, 2011) e cria compreensões acerca da relação dança e linguagem e dança como linguagem. Com referência nas argumentações de Ruthrof (2000) de corpo na linguagem e a linguagem verbal como “parasita” desta linguagem podemos assim pensar um avanço no estado da arte da questão ao propor que toda e qualquer figura de linguagem, e não apenas as metáforas, emergem do procedimento metafórico do corpo. Essas figuras de linguagem abrangem a memória e são a própria escrita metafórica do corpo na dança.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lenira Peral Rengel

Professora Doutora da Graduação e do Programa de Pós-Graduação em Dança da Escola de Dança da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Mestre em Artes/Dança UNICAMP. Doutora em Comunicação e Semiótica PUC/SP. Coordenadora acadêmica da Pró-Reitoria de Extensão. Coordenadora do comitê Dança em Mediações Educacionais da Associação Nacional dos Pesquisadores em Dança-ANDA.

Patrícia Cruz Ferreira

Licenciatura em Letras/ Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira – FUNCESI e Licenciatura e Bacharelado em Dança pela Universidade Federal de Viçosa – UFV. Mestranda do PPGDança – UFBA (2012). Bolsista FAPESB. Membro do Grupo de Pesquisa Estudos Corponectivos em Dança.

Downloads

Publicado

2013-03-19

Como Citar

Peral Rengel, L., & Cruz Ferreira, P. (2013). DANÇA: ESCRITA METAFÓRICA DO CORPO COMO LINGUAGEM QUE TRAZ A MEMÓRIA TRAÇADA. DANÇA: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Dança, 1(1). https://doi.org/10.9771/2317-3777dança.v1i1.7079

Edição

Seção

Artigos