ENTREVISTA COM RUI MOREIRA (DIRETOR DA DACEN – DIRETORIA DE ARTES CÊNICAS - MINISTÉRIO DA CULTURA)

Autores

  • Matias Santiago Oliveira Luz Júnior Universidade Federal da Bahia (UFBA)
  • Lúcia Helena Alfredi de Matos Universidade Federal da Bahia (UFBA)

DOI:

https://doi.org/10.9771/dana.v8i0.58161

Resumo

A entrevista, feita de forma escrita, possibilitou um transitar por temas que são de interesse da comunidade da dança e das artes cênicas, após os seis anos do inicial desmonte das políticas culturais federais e a posterior extinção do Ministério da Cultura. Assim, Rui Moreira apresenta reflexões iniciais das políticas culturais, nesse processo de retomada do Ministério da Cultura e da Funarte. Nessa multiplicidade de temas emergentes, destaca-se a importância da participação da sociedade civil, discutem-se os problemas do fomento e da regulamentação da profissão do artista da dança, bem como, temas sobre a diversidade, inclusão de gênero, questões étnico-raciais e a descentralização geográfica das ações da Funarte são abordados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Matias Santiago Oliveira Luz Júnior, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Doutor em Dança (PPGDança - Universidade Federal da Bahia). Membro do Grupo de Pesquisa PROCEDA (CNPq). Professor da licenciatura em Dança na modalidade à distância da UFBA. Diretor Artístico do Balé Jovem de Salvador.

Lúcia Helena Alfredi de Matos, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Pós-doutora em Estudos em Dança (FMH - Universidade de Lisboa). Doutora em Artes Cênicas, mestre em Educação e Licenciada em Dança (UFBA). Líder do Grupo de Pesquisa PROCEDA (CNPq). Pesquisadora e professora permanente do PPGDança e da licenciatura em Dança.

Downloads

Publicado

2023-12-14

Como Citar

Luz Júnior, M. S. O. ., & Matos, L. H. A. de . (2023). ENTREVISTA COM RUI MOREIRA (DIRETOR DA DACEN – DIRETORIA DE ARTES CÊNICAS - MINISTÉRIO DA CULTURA). DANÇA: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Dança, 8(11), 134–142. https://doi.org/10.9771/dana.v8i0.58161