CONTEXTOS ENTRE DANÇA E POLÍTICA

Dança de PE e Cia. Artefolia

Autores

  • Marília Rameh Reis de Almeida Braga Universidade Federal Fluminense (UFF)

DOI:

https://doi.org/10.9771/dana.v8i0.58152

Resumo

Proponho a reflexão sobre algumas questões no campo da cultura e da arte, mais especificamente da dança no pós-pandemia, frente à instabilidade dos seus fazedores. Para isso, o recorte foi dado a partir da atuação de dois agrupamentos: o Dança de PE, criado em 2017 com atuação em pautas emergenciais, e a Cia. Artefolia, grupo artístico fundado em 1993, que cria diálogos com danças populares, ambos impactados pela pandemia no estado de Pernambuco. Para o desenvolvimento, foram analisadas situações vividas pelos dois coletivos, com abordagem de aspectos das políticas culturais, das práticas coletivas em conjunturas de precariedade, através de relatos de experiências e apontamentos com perspectivas de esperança, sobretudo na tessitura das redes coletivas de atuação para reinvenção das suas metodologias e modos que propiciem o engajamento, sejam eles de grupos de dança ou mobilizações políticas, para que as atualizações recentes advindas da retomada, em 2023, do Ministério da Cultura e da Funarte possam de fato capilarizar as políticas culturais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marília Rameh Reis de Almeida Braga, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Artista da Dança e integrante da Cia. de Dança Artefolia. Pesquisadora com experiência na área de criação artística em dança, gestão e produção cultural, atuando também na análise e emissão de pareceres de projetos culturais. Tem experiência na gestão pública e em organizações da sociedade civil. É mestranda no Programa Cultura e Territorialidades da Universidade Federal Fluminense.

Downloads

Publicado

2023-12-14

Como Citar

Braga, M. R. R. de A. . (2023). CONTEXTOS ENTRE DANÇA E POLÍTICA: Dança de PE e Cia. Artefolia. DANÇA: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Dança, 8(11), 27–36. https://doi.org/10.9771/dana.v8i0.58152