A Dança na Educação: uma abordagem interdisciplinar da Dança Criativa e o Estudo do Meio em escolas portuguesas

Autores

  • Cristina Rebelo Leandro Escola Superior de Educação de Coimbra Instituto Politécnico de CoimbraProfessora-Adjunta
  • Elisabete Monteiro Universidade de Lisboa
  • Filipe Melo Universidade de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.9771/2317-3777dana.v4i2.16159

Palavras-chave:

Dança criativa, aprendizagem interdisciplinar, 1.ºCiclo do Ensino Básico, Estudo do Meio.

Resumo

Este estudo, quasi-experimental, pretendeu analisar a Dança na perspetiva da Educação pela Arte, como um meio para atingir diferentes fins, proporcionando o desenvolvimento de diferentes saberes e capacidades (DOBBS, 1998). Esta conceção instrumentalista foi ancorada a estudos que sugerem os efeitos positivos da dança na área académica pois as atividades que envolvem o movimento, como a dança, quando relacionadas com os conteúdos das outras áreas curriculares, poderão potenciar as aprendizagens tornando-as ativas, concretas e físicas (ZWIRN, 2005; LAZAROFF, 2001).O objetivo principal da investigação foi estudar o impacto da dança criativa na consolidação da aprendizagem de temas/conceitos da disciplina de Estudo do Meio em crianças do 2.º Ano do 1.º Ciclo Ensino Básico (7/8 anos), em duas escolas portuguesas. A amostra incluiu 8 turmas, perfazendo um total de 117 crianças. Como proposta metodológica apontámos para a intervenção em dois tipos de grupo (experimental e de controlo), com quatro sessões de dança no grupo experimental, tendo os dois grupos sido avaliados em três momentos diferentes (pré-teste, pós-teste e reteste). As conclusões evidenciaram que os alunos que consolidaram os conteúdos nas aulas de dança apresentaram diferenças significativas nos ganhos de aprendizagem do Estudo do Meio, por comparação ao grupo controlo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristina Rebelo Leandro, Escola Superior de Educação de Coimbra Instituto Politécnico de CoimbraProfessora-Adjunta

Departamento de Educação

Área Científica de Ciências do Desporto

Especialista em Dança

 

 

Downloads

Publicado

2017-01-23

Como Citar

Leandro, C. R., Monteiro, E., & Melo , F. (2017). A Dança na Educação: uma abordagem interdisciplinar da Dança Criativa e o Estudo do Meio em escolas portuguesas. DANÇA: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Dança, 4(7). https://doi.org/10.9771/2317-3777dana.v4i2.16159

Edição

Seção

Artigos