INDIVIDUALIDADES COLETIVAS: uma reflexão sobre a alteridade e a autonomia na dança

Autores

  • Vivian Vieira Peçanha Barbosa Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.9771/2317-3777dana.v4i2.15523

Palavras-chave:

dança, alteridade, autonomia

Resumo

Com os temas da inclusão, da diversidade e da tolerância ocupando lugar de destaque, seja no rigor do meio acadêmico ou no cotidiano e na mídia, torna-se relevante propor uma reflexão mais profunda sobre a relação dialética entre as forças do coletivo e a lógica do fortalecimento da individualidade. Ao considerarmos que a experiência da dança se dá, quase que exclusivamente, dentro de processos coletivos, como dar destaque à autonomia e à singularidade de cada indivíduo? E, ao mesmo tempo, como dar destaque à singularidade e à individualidade, sem perder de vista a inserção do indivíduo em um corpo coletivo, em sua relação com os outros? Tendo como norte a Teoria Crítica de Theodor Adorno, percorremos as projeções dos conceitos de autonomia e alteridade para meditar sobre a dança e a construção de um pensar-fazer artístico e formativo e a invenção de novas corporeidades e modos de compartilhamento de experiências, que levem a discursos outros, de não identidade e de inadequação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vivian Vieira Peçanha Barbosa, Universidade Federal de Uberlândia

Artista, pesquisadora e professora de dança. Vem investigando as conexões entre dança e filosofia e o desenvolvimento de uma práxis e de um pensamento de dança a partir de princípios norteadores, como proposto por Rudolf Laban, capazes de problematizar o conceito de técnica e de diversificar a criação artística. Docente no Curso de Bacharelado em Dança na Universidade Federal de Uberlândia (UFU) atuando, principalmente, nas áreas de técnica e criação em Dança. Doutoranda em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Mestre em Estudos Contemporâneos das Artes pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e Bacharel em Dança pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).  

Downloads

Publicado

2017-01-23

Como Citar

Barbosa, V. V. P. (2017). INDIVIDUALIDADES COLETIVAS: uma reflexão sobre a alteridade e a autonomia na dança. DANÇA: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Dança, 4(7). https://doi.org/10.9771/2317-3777dana.v4i2.15523

Edição

Seção

Artigos