A PRÁTICA DELITIVA DO ESTUPRO CORRETIVO E A HETERONORMATIVIDADE COMPULSÓRIA: UM ESTUDO ACERCA DA CORRELAÇÃO ENTRE CRIME E PATRIARCADO
DOI:
https://doi.org/10.9771/revdirsex.v2i1.42615Resumen
Este artigo tem por objetivo analisar a correlação entre o estupro corretivo, tipificado como majorante do crime de estupro no Código Penal brasileiro, e a heteronormatividade compulsória. Aborda-se o conceito, a prática e a penalização do delito, em consonância com a ideologia dominante masculina e a manutenção do patriarcado. Foi utilizado método descritivo, bibliográfico e qualitativo para embasar a formulação do conteúdo. A metodologia consiste no levantamento de bibliografia contida na legislação e em doutrinas. O problema de pesquisa neste artigo consiste em: teriam as plurais manifestações da sexualidade, ao modificar a estrutura tradicional da sociedade, e ao atuar como vetor de ressignificação de gênero, afligido o patriarcado de modo que este, visando manter o seu sistema imperando, passou a utilizar-se da figura delituosa do estupro corretivo como uma tentativa de impor, compulsoriamente, a heteronormatividade?
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 ambos
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
- A Revista se reserva o direito de efetuar, nos trabalhos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando o estilo dos autores.
- As opiniões emitidas pelos autores são de suas exclusivas responsabilidades.
- Os direitos de licenciamento utilizado pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
- Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. São permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remixar, transformar e readaptar o trabalho original para todos os fins, inclusive comerciais), desde que lhe atribuam o devido crédito pela publicação inicial neste periódico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após a publicação, uma vez que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).