A PRÁTICA DELITIVA DO ESTUPRO CORRETIVO E A HETERONORMATIVIDADE COMPULSÓRIA: UM ESTUDO ACERCA DA CORRELAÇÃO ENTRE CRIME E PATRIARCADO

Autores

  • Letícia dos Santos d'Utra Costa Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.9771/revdirsex.v2i1.42615

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar a correlação entre o estupro corretivo, tipificado como majorante do crime de estupro no Código Penal brasileiro, e a heteronormatividade compulsória. Aborda-se o conceito, a prática e a penalização do delito, em consonância com a ideologia dominante masculina e a manutenção do patriarcado. Foi utilizado método descritivo, bibliográfico e qualitativo para embasar a formulação do conteúdo. A metodologia consiste no levantamento de bibliografia contida na legislação e em doutrinas. O problema de pesquisa neste artigo consiste em: teriam as plurais manifestações da sexualidade, ao modificar a estrutura tradicional da sociedade, e ao atuar como vetor de ressignificação de gênero, afligido o patriarcado de modo que este, visando manter o seu sistema imperando, passou a utilizar-se da figura delituosa do estupro corretivo como uma tentativa de impor, compulsoriamente, a heteronormatividade?

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2021-06-26

Como Citar

COSTA, L. dos S. d’Utra. A PRÁTICA DELITIVA DO ESTUPRO CORRETIVO E A HETERONORMATIVIDADE COMPULSÓRIA: UM ESTUDO ACERCA DA CORRELAÇÃO ENTRE CRIME E PATRIARCADO. Revista Direito e Sexualidade, Salvador, v. 2, n. 1, 2021. DOI: 10.9771/revdirsex.v2i1.42615. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revdirsex/article/view/42615. Acesso em: 20 abr. 2024.