Residência Social: o relato de uma imersão na associação de moradores do Conjunto Santa Luzia

Autores

  • Walter Jorge Drummond de Andrade Universidade Federal da Bahia
  • Mariselma Bonfim Associação de Moradores do Conjunto Santa Luzia
  • Solange Sousa do Espirito Santo Associação de Moradores do Conjunto Santa Luzia

DOI:

https://doi.org/10.9771/rebap.v0i2.71047

Palavras-chave:

Rede CAMMPI, Escola Comunitária Luiza Mahin, Península de Itapagipe

Resumo

O objetivo deste relato da experiência é descrever o conteúdo de uma atividade apresentada como requisito parcial para aprovação no componente disciplinar Residência Social do Mestrado Profissional e Interdisciplinar em Desenvolvimento Territorial e Gestão Social, vinculado ao Programa de Desenvolvimento e Gestão Social (PDGS) da Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia - EAUFBA. A instituição acolhedora foi a Associação de Moradores do Conjunto Santa Luzia (AMCSL). A questão empírica está relacionada ao cotidiano de uma Organização da Sociedade Civil (OSC) sediada na Península de Itapagipe, Salvador, Bahia. A abordagem metodológica foi a pesquisa qualitativa, cujo método constituiu-se em uma observação participante. Os principais resultados alcançados foram uma aproximação da instituição com a universidade, que propiciou processos de ensino-aprendizagem mútuos e uma imersão no cotidiano de uma OSC. Foi possível concluir que a referida instituição cumpre um papel de fundamental importância na promoção de transformações sociais significativas no espectro de suas áreas de atuação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Walter Jorge Drummond de Andrade, Universidade Federal da Bahia

Mestre em Desenvolvimento Territorial e Gestão Social pela Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia; Especialista em Controladoria e Finanças pela Faculdade de Tecnologia e Ciência (2012); Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Católica do Salvador (2001). Atuou na área de orçamento e finanças públicas por mais de 10 anos junto ao IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia. Presta consultoria em orçamento e finanças públicas, além de atuar como colaborador em cursos de graduação e pós-graduação lato e stricto sensu. Integra o Programa de Estudos Aplicados em Administração Política (PROAP/UFBA) desenvolvendo estudos e projetos de intervenção interorganizacionais com ênfase no desenho e implementação de tecnologias em planejamento orçamentário e administração financeira governamental.

Mariselma Bonfim, Associação de Moradores do Conjunto Santa Luzia

Mais de trinta  anos no movimento social nas áreas de educação, gênero, raça, saúde e movimento comunitário.  Graduada e pós em Pedagogia, História, Direitos Humanos, Educação Popular, Arte- Educação e Educação Comunitária.

Solange Sousa do Espirito Santo, Associação de Moradores do Conjunto Santa Luzia

Pedagoga, Psipedagoga, Especialista em Mediação de Biblioterapia, Mestre em Educação,
Terapeuta TRG - Terapia Reprocessamento Generativo.

Downloads

Publicado

2025-12-30

Como Citar

DE ANDRADE, W. J. D.; BONFIM, M. .; DO ESPIRITO SANTO, S. S. Residência Social: o relato de uma imersão na associação de moradores do Conjunto Santa Luzia. Revista Brasileira de Administração Política, [S. l.], v. 17, n. 2, p. 265–282, 2025. DOI: 10.9771/rebap.v0i2.71047. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/rebap/article/view/71047. Acesso em: 1 jan. 2026.