Administração política como novo paradigma conceitual

o legado grandioso da obra de Reginaldo Souza Santos

Autores

  • Francisco Fonseca Fundação Getúlio Vargas, FGV

Palavras-chave:

Administração Política, Ciência, Administração Pública, Reginaldo Souza Santos

Resumo

Este artigo reflete a mudança de paradigma proposta pela obra de Reginaldo Souza Santos quanto ao caráter político da Administração Pública. Trata-se de empreendimento intelectual de envergadura, uma vez que, tal como assevera Thomas Khun, mudanças de paradigmas são, muitas vezes, incompreendidas, e sobretudo, rejeitadas. Santos propôs a compreensão da Administração Pública – no interior do campo da Administração – à luz da filosofia política, da economia política e da ciência política. Sua obra seminal vem repercutindo em estudos que propõem rever o caráter supostamente técnico da Administração, o que implica a análise das dimensões de tomada de decisão e de assimetrias de poder no contexto do sistema de acumulação e distribuição.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco Fonseca, Fundação Getúlio Vargas, FGV

Professor de ciência política na FGV/SP no curso de Administração Pública (graduação e pós) e pesquisador do Centro de Administração Pública e Governo (Ceapg) da FGV/SP.

Downloads

Publicado

2023-11-29

Como Citar

Fonseca, F. . (2023). Administração política como novo paradigma conceitual: o legado grandioso da obra de Reginaldo Souza Santos. Revista Brasileira De Administração Política, 15(1). Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/rebap/article/view/57971