A educação pública brasileira

uma exclusividade para os pobres

Autores

  • Reginaldo Souza Santos UFBA/ UFAL

Palavras-chave:

Administração Politica, Projeto Nacional, educação, Política Pública, Avaliação

Resumo

Este artigo é o resultado da pesquisa de campo mais ampla, envolvendo cinco municípios da região de Arapiraca, no agreste alagoano, abrangendo os setores de educação, saúde e infraestrutura. O propósito foi identificar as falhas nos procedimentos gerenciais das unidades de educação e saúde e testar a veracidade de dois axiomas até aqui inquestionáveis e que dão conta de que o fracasso na educação e saúde decorre: 1) do financiamento em magnitude insuficiente; e 2) da qualificação deficiente dos profissionais que estão diretamente responsáveis por essas áreas. Ainda que se observe carências dessa natureza, os nossos baixos resultados até aqui conquistados decorrem mais das enormes deficiências e falhas nos procedimentos gerenciais em nesses setores. Nesse sentido, a conclusão é que, havendo melhora no gerenciamento dessas áreas, impacta muito positivamente sobre os resultados sem necessariamente precisar de maior aporte de financiamento ou de melhorar o nível dos professores, que são responsáveis pela educação fundamental do país. A partir dessas conclusões, o texto faz uma proposição para superar as dificuldades com resultados das ações do Estado voltadas para o atendimento das necessidades coletivas da população, mediante a construção de um Projeto Nacional.

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Publicado

2023-11-29

Como Citar

Souza Santos, R. . (2023). A educação pública brasileira: uma exclusividade para os pobres. Revista Brasileira De Administração Política, 15(1). Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/rebap/article/view/57704