BICENTENÁRIO (1822/2022) DA INDEPENDÊNCIA ... OU MORTE?! CIVILIZAÇÃO OU BARBÁRIE?

Autores

  • José Celso Cardoso Jr Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - IPEA

DOI:

https://doi.org/10.9771/rebap.v0i1.50925

Palavras-chave:

Estado, Planejamento, Democracia, Desenvolvimento

Resumo

O Brasil encontra-se, mais uma vez em sua história, diante de desafios e escolhas irreconciliáveis. Ou se submete aos processos de moralização arcaica dos costumes, valores antidemocráticos e criminalização da política, sindicatos e movimentos sociais, ou se levanta e luta. Ou adota o caminho da mediocridade e da subalternidade econômica, política e social, mas também intelectual, moral e cultural, ou se reinventa como nação para reescrever o seu próprio destino histórico. Na quadra histórica em que a humanidade se encontra desde princípios do século XXI, já parece claro o colapso (ou ao menos algumas tendências nítidas de grande enfraquecimento institucional e disfuncionalidades práticas) das regras gerais de organização, regulação e funcionamento dos sistemas (econômicos, políticos, sociais, culturais, tecnológicos e ambientais) dominantes em escala planetária.
As lições históricas são inúmeras e inequívocas: quando as forças progressistas passam pelo poder sem mudar a estrutura do Estado, elas ficam permanentemente expostas aos riscos de serem capturadas por ondas autoritárias, conservadoras e neoliberais. O enfrentamento contra tais destituições sistemáticas deve se dar pela reconstrução de ideias e forças que formem o corpo de um novo poder constituinte. O desaguadouro dessas ações deve convergir para a transformação da estrutura do Estado, um objetivo que deve ser parte central do programa democrático-popular, mas também deve ser entendido como premissa determinante para a sua implementação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2022-09-06

Como Citar

Cardoso Jr, J. C. (2022). BICENTENÁRIO (1822/2022) DA INDEPENDÊNCIA . OU MORTE?! CIVILIZAÇÃO OU BARBÁRIE? . Revista Brasileira De Administração Política, 14(1), 9–31. https://doi.org/10.9771/rebap.v0i1.50925