Transformação econômica e social do Brasil sob a perspectiva da Administração Política na gestão das universidades públicas federais

Autores

Palavras-chave:

Administração política, Gestão universitária, Desenvolvimento humano

Resumo

A discussão sobre a parcela do orçamento destinada ao ensino superior público e gratuito no Brasil e sobre o alcance do ensino superior gratuito e o papel das instituições públicas de ensino superior fez surgir a ideia deste ensaio. Embora embrionário, o objetivo deste trabalho é propor um modelo genérico de gestão das instituições públicas federais de ensino superior[1] que possa alcançar, em uma geração, a transformação econômica e social do Brasil. Para isso, buscou responder à seguinte questão: quais os efeitos econômicos e sociais gerados em decorrência das mudanças estruturais da gestão das instituições públicas federais de ensino superior? A metodologia utilizada foi um ensaio crítico, permeado por alguns conceitos teóricos e o desenho de um modelo de gestão, especialmente de recursos, pelas instituições públicas de ensino superior. Os resultados desejados e esperados, em um horizonte de vinte anos, podem permitir que a sociedade brasileira alcance como resultados econômicos e sociais a melhoria de sua infraestrutura urbana, a melhoria do saneamento básico, uma maior produtividade no campo, a melhoria ampla nas áreas de educação e saúde, dentre outras, especialmente nos municípios mais carentes. Uma limitação deste trabalho é não discutir diretamente as áreas de pesquisas e extensão.


[1] Este termo utilizado no artigo limita-se às Universidade Públicas Federais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jorge de Souza Bispo, Faculdade de Ciências Contábeis/Universidade Federal da Bahia

Professor Adjunto do Departamento de Contabilidade

Referências

ALMEIDA, R. O Papel do Estado. Revista Brasileira de Administração Política, 1988, 5(1) p. 155-170.

BRASIL. Constituição (1989), Capítulo VII – Da Administração Pública, Art. 37. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 12 jan. 2020.

BRASIL. Portal da Transparência. Disponível em

http://www.portaltransparencia.gov.br/funcoes/12-educacao?ano=2019. Acesso em: 10 fev. 2020.

DI PIETRO, M. S. Z. Direito administrativo. 27 ed. Ed. São Paulo: Atlas 2014.

MAZZA, A. Manual de direito administrativo. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2011.

MOREIRA NETO, D. F. Administração Pública Gerencial. Revista de Direito, v.2, n. 4, jul/dez 1998, p. 37-44.

SANTOS, R. S. e al. A crise, o Estado e os equívocos da administração política do capitalismo contemporâneo. Cadernos EBAPE, v. 14, n. 4, Rio de Janeiro, Out./Dez. 2016.

SANTOS, R. S., RIBEIRO, E. M. A administração política brasileira. Revista de Administração Pública, v. 27, n. 4, Rio de Janeiro, Out. / Dez. 1993.

SANTOS, R. S., GOMES, F. G. Outro modo de interpretar o Brasil. São Paulo: Hucitec Editora, 2017.

Downloads

Publicado

2021-11-29

Como Citar

Bispo, J. de S. (2021). Transformação econômica e social do Brasil sob a perspectiva da Administração Política na gestão das universidades públicas federais. Revista Brasileira De Administração Política, 12(2), 107–120. Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/rebap/article/view/37871

Edição

Seção

Artigos