Falhas em normativos federais levam a irregularidades: relato de experiências com projetos executados por meio de parcerias entre universidades e fundações de apoio.

Autores

  • Rosemary Zucareli Inocêncio

Palavras-chave:

Fundação de apoio, Instituição Federal de Ensino Superior, Lei 13.019/2014, Lei 8.958/1994

Resumo

Este artigo visa apresentar as manifestações dos atores envolvidos nos projetos de ensino, pesquisa e extensão, executados por meio de parcerias entre Instituições Federais de Ensino Superior e suas fundações de apoio, relativas aos problemas ocorridos e aos normativos federais que regem a accountability destes instrumentos, coletadas em uma dissertação de mestrado por meio da técnica grupo focal. A pesquisa que originou a dissertação teve uma abordagem qualitativa (do tipo descritivo-exploratória), apresentou os resultados das avaliações oriundas dos órgãos de controle, indicando os principais problemas constatados nessas parcerias. A utilização da técnica grupo focal proporcionou o debate entre os diversos atores envolvidos nos projetos, os quais estão vinculados à, pelo menos, duas instituições: coordenadores, pesquisadores, professores, estudantes, técnicos administrativos, servidores públicos e funcionários das fundações. Assim, com base nos estudos e na pesquisa empírica, apresentou-se a análise das manifestações, a conclusão do trabalho e as considerações finais, com sugestões para minimizar os problemas ocorridos na gestão desses projetos.

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Biografia do Autor

Rosemary Zucareli Inocêncio

Possui mestrado profissional em Administração pela Universidade Federal da Bahia (2017), especialização em Gestão Pública pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2005), graduação em Tecnologia de Processamento de Dados pela Faculdade Estácio de Sá de Campo Grande-MS (1999). Atualmente é auditora federal de finanças e controle da Controladoria-Geral da União.

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Publicado

2021-11-29

Como Citar

Zucareli Inocêncio, R. (2021). Falhas em normativos federais levam a irregularidades: relato de experiências com projetos executados por meio de parcerias entre universidades e fundações de apoio. Revista Brasileira De Administração Política, 12(1), 130–157. Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/rebap/article/view/27345

Edição

Seção

Artigos