DEMOCRACIA BURGUESA E AS BASES MATERIAIS PARA A CONSTRUÇÃO DA DEMOCRACIA PROLETÁRIA

Autores

  • ROSSI HENRIQUE SOARES CHAVES
  • GUSTAVO SILVA NORONHA

Resumo

O presente ensaio teórico tem como objetivo refletir sobre as condições limitantes da democracia burguesa, expondo de que maneira estes entraves convergem com possibilidades para o avanço da luta revolucionária e a construção de uma democracia proletária. Para além da discussão em torno destes entraves, debatemos como o avanço das forças produtivas, em si, alimenta ainda mais as contradições condicionantes da forma política burguesa.
Dessa forma o presente texto está dividido em duas partes: na primeira  discutimos como a democracia em sua forma burguesa, apesar de representar um avanço da participação social durante o desenvolvimento e consolidação do Estado capitalista-burguês, tem suas limitações intrínsecas a essa forma política capitalista de Estado; na segunda parte refletimos sobre como as alternativas democráticas de socialização da política estão ligadas à possibilidade de construção de uma democracia proletária e, não obstante, da superação da democracia burguesa, uma superação da forma de operar, mas que mantém e evolui a participação social até então experienciada. Por fim concluiu-se que o desenvolvimento das forças produtivas apresentam a partir de uma base material concreta, potências para a luta revolucionária anticapitalista e perspectivas para a palpabilidade de uma democracia operária. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-03-01

Como Citar

CHAVES, R. H. S., & NORONHA, G. S. (2018). DEMOCRACIA BURGUESA E AS BASES MATERIAIS PARA A CONSTRUÇÃO DA DEMOCRACIA PROLETÁRIA. Revista Brasileira De Administração Política, 10(1), 9. Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/rebap/article/view/25791

Edição

Seção

Artigos