GETÚLIO VARGAS E JUSCELINO KUBITSCHEK: ANÁLISE DE DOIS PROJETOS DESENVOLVIMENTISTAS E AS LIMITAÇÕES DO ESTADO BRASILEIRO

Autores

  • ADRIANO NEVES DOS SANTOS FILHO Universidade Federal Fluminense, UFF

Resumo

Este trabalho pretende expor os dilemas de dois projetos desenvolvimentistas, seus desafios particulares e suas heranças de fases anteriores, oferecendo uma referência do passado para melhor entender as limitações presentes do Estado brasileiro. Mais precisamente, os projetos representados por seus grandes idealizadores: Getúlio Vargas e Juscelino Kubitschek. Não se pretende, no entanto, discorrer sobre os dois chefes de governo no nível pessoal, mas, sobretudo, no que tange suas realizações em função de suas respectivas capacidades político-administrativas, aliadas aos momentos históricos em que ascenderam essas duas importantes figuras. Importa, principalmente, o tratamento dado por cada um à questão da infraestrutura como eixo fundamental do desenvolvimento baseado na industrialização.

 

Palavras-chave: desenvolvimentismo, limitações do Estado, dilemas, infraestrutura, nacionalismo, financiamento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-10-26

Como Citar

FILHO, A. N. D. S. GETÚLIO VARGAS E JUSCELINO KUBITSCHEK: ANÁLISE DE DOIS PROJETOS DESENVOLVIMENTISTAS E AS LIMITAÇÕES DO ESTADO BRASILEIRO. Revista Brasileira de Administração Política, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 179, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/rebap/article/view/24554. Acesso em: 20 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos