ENSINO DA ADMINISTRAÇÃO POLÍTICA E CONSCIÊNCIA DE CLASSE

Autores

  • ELCEMIR PAÇO CUNHA Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF

Resumo

O objetivo do ensaio é mostrar que a formação de uma consciência de classe para a superação de todas as classes é uma finalidade necessária do ensino da administração política quando este está orientado para o desvelamento dos antagonismos estruturais. Discute-se as principais posições ideológicas que se apresentam no debate da formação do administrador e as aquisições do materialismo sobre a relação entre a consciência e sua realidade em que o problema das classes sociais se coloca. Apresenta-se um debate com a “teoria dos gestores” tendo por base esse materialismo, procurando estabelecer os administradores como fração da classe do trabalho e não como classe em si, à parte do capital e do trabalho. O artigo discute o problema da consciência de classe e o ensino da administração política a partir dessa problemática, concluindo que uma tal pedagogia pressupõe uma crítica aguda das condições de possibilidade da subjetividade contraditória aos interesses do ser da classe do trabalhador coletivo, levando-se em conta a explicitação dos próprios administradores como trabalhadores assalariados e as diferenças dentro dessa própria fração em razão da estrutura de comando do capital.

Palavras-chave: ensino, administração política, consciência de classe, antagonismo

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Publicado

2017-10-26

Como Citar

CUNHA, E. P. ENSINO DA ADMINISTRAÇÃO POLÍTICA E CONSCIÊNCIA DE CLASSE. Revista Brasileira de Administração Política, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 33, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/rebap/article/view/24549. Acesso em: 19 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos