POLÍTICA PÚBLICA DE HABITAÇÃO E DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO: CONTRIBUIÇÃO DOS PROGRAMAS IMPLANTADOS EM BELO CAMPO (BA)

Autores

  • LUANA LIMA BITTENCOURT SILVA Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • ALMIRALVA FERRAZ GOMES Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Resumo

O déficit habitacional é um problema que ainda assola grande parte da população brasileira. Atualmente, o Programa de Subsídio à Habitação de Interesse Social e o Programa Minha Casa Minha Vida são os programas habitacionais de maior destaque no país, tendo o objetivo de diminuir o déficit habitacional e estimular o desenvolvimento social e econômico da população de baixa renda. Esse estudo teve por objetivo analisar as contribuições para o desenvolvimento socioeconômico dos beneficiários desses dois programas habitacionais, na cidade de Belo Campo (BA). Esta pesquisa se caracteriza como exploratório-descritiva, sendo ainda um estudo de caso. Como instrumento de coleta, adotaram-se o questionário semiestruturado, o formulário com roteiro  estruturado, a análise documental e a observação sistemática não participante. O tratamento dos dados se deu de forma quanti-qualitativa. Os resultados obtidos demonstraram a pouca influência da aquisição da casa própria no condomínio popular para o desenvolvimento socioeconômico dos beneficiários, assim como divergências entre as respostas das entrevistas realizadas com os moradores e as respostas das coordenadoras. Ainda foi percebida a falta de fiscalização dos Programas pelo poder público municipal. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-05-31

Como Citar

SILVA, L. L. B., & GOMES, A. F. (2017). POLÍTICA PÚBLICA DE HABITAÇÃO E DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO: CONTRIBUIÇÃO DOS PROGRAMAS IMPLANTADOS EM BELO CAMPO (BA). Revista Brasileira De Administração Política, 9(1), 133. Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/rebap/article/view/22411

Edição

Seção

Artigos