A DIMENSÃO EXTERNA (INTERNACIONAL) DO CONCEITO DE ADMINISTRAÇÃO POLÍTICA: PRIMEIRAS NOTAS A PARTIR DO CASO BRASILEIRO (1930-1989)

Autores

  • LEONARDO GRANATO Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Resumo

O objetivo do presente trabalho é propor uma leitura da dimensão externa ou internacional do conceito de administração política, a partir do caso brasileiro, visando a contribuir com a reflexão sobre o papel do Estado no desenvolvimento na América Latina em geral. Parte-se da premissa de que as especificidades da dimensão internacional do modelo de gestão das relações sociais no processo de execução do projeto de nação no Brasil (a administração política), no período 1930-1989, se vinculam com a ideia de uma ação estatal externa orientada ao desenvolvimento do país, bem como autônoma o suficiente no referente à margem de manobra na arena internacional. Dessa forma, apresenta-se uma reflexão teórica dos conceitos de desenvolvimento e autonomia, enquanto vetores da ação estatal externa, no contexto da administração política brasileira do período estudado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-05-31

Como Citar

GRANATO, L. (2017). A DIMENSÃO EXTERNA (INTERNACIONAL) DO CONCEITO DE ADMINISTRAÇÃO POLÍTICA: PRIMEIRAS NOTAS A PARTIR DO CASO BRASILEIRO (1930-1989). Revista Brasileira De Administração Política, 9(1), 57. Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/rebap/article/view/22407

Edição

Seção

Artigos