EMPODERAMENTO DOS POVOS INDÍGENAS: O MODELO DE GESTÃO DO ESTADO DO ACRE

Autores

  • FRANCISCO RALPH MARTINS DA ROCHA Universidade Federal do Acre - UFAC
  • SARUG DAGIR RIBEIRO Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Resumo

Este trabalho procura descrever a trajetória da ocupação do estado do Acre, por meio dos ciclos econômicos da borracha, abordando o contexto histórico e as implicações resultantes do embate entre colonizadores e os povos indígenas nativos da região. Procurando demonstrar que, embora esse movimento migratório tenha representado a dizimação de milhares de indígenas, de forma resiliente, eles conseguiram manter viva a sua cultura, a qual somada às iniciativas pioneiras elaboradas pelo Governo do Estado do Acre —, por meio de políticas públicas específicas a esse segmento da sociedade —, bem como as mudanças decorrentes da adoção de novos paradigmas, surgem resultados que permitem considerar novos caminhos para o alcance da soberania alimentar.

 

Palavras chaves: Acre, Povos indígenas, Políticas públicas, Soberania alimentar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

FRANCISCO RALPH MARTINS DA ROCHA, Universidade Federal do Acre - UFAC

Servidor público estadual, investido no cargo de gestor de Políticas Públicas, formado em Ciências Sociais, com habilitação em Sociologia, pela Universidade Federal do Acre. Especialista em Gestão de Políticas Públicas com Ênfase em Gênero e Relações Etnorraciais pela Universidade Federal de Ouro Preto.

SARUG DAGIR RIBEIRO, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Orientadora do TCC que originou esse artigo no Curso de Especialização em Gestão em Políticas Públicas com ênfase em Gênero e Relações Etnorraciais ofertada pela UFOP e UAB. Formada em Psicologia e mestre em Teoria da Literatura pela UFMG.

Downloads

Publicado

2016-07-14

Como Citar

ROCHA, F. R. M. D., & RIBEIRO, S. D. (2016). EMPODERAMENTO DOS POVOS INDÍGENAS: O MODELO DE GESTÃO DO ESTADO DO ACRE. Revista Brasileira De Administração Política, 8(2), 127. Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/rebap/article/view/17211

Edição

Seção

Artigos