INSTRUMENTOS DE PLANEJAMENTO E CONTROLE NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: ELEMENTOS, CARACTERÍSTICAS E EVOLUÇÃO

Autores

  • ÍCARO CÉLIO SANTOS DE CARVALHO Universidade Estadual de Santa Cruz
  • CAMILLA RUSCIOLELLI BARBOSA Universidade Estadual de Santa Cruz
  • ADRIELLE VICTORIA SOARES ALVES Universidade Estadual de Santa Cruz

Resumo

Os instrumentos de planejamento no campo da administração pública experimentaram importantes avanços, cujas análises exigem uma fundamentação teórico-metodológica centrada na explicitação das definições e significados. Este artigo concentra os elementos e características do planejamento na Administração Pública, bem como sua evolução a partir da Constituição Federal de 1988. Tendo em vista a construção de uma estrutura teórica baseada na literatura desenvolvida a partir de importantes teóricos da área, este estudo tem uma abordagem qualitativa. Como resultado enfatiza-se a importância do planejamento para as organizações, sejam públicas ou privadas. Além disso, a importância da participação cidadã na construção de uma sociedade mais participativa nas decisões políticas do País. A partir da revisão de literatura foi feita uma identificação cronológica da evolução dos instrumentos legais de planejamento na Administração Pública no Brasil.

 

Palavras-chave: Gestão; Estratégia; Constituição Federal.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

ÍCARO CÉLIO SANTOS DE CARVALHO, Universidade Estadual de Santa Cruz

Mestrando em Economia Regional e Políticas Públicas na Universidade Estadual de Santa Cruz; Graduado em Administração. Bolsista da Fapesb. 

CAMILLA RUSCIOLELLI BARBOSA, Universidade Estadual de Santa Cruz

Mestranda em Economia Regional e Políticas Públicas na Universidade Estadual de Santa Cruz; Graduada em Administração. Bolsista da Fapesb.

ADRIELLE VICTORIA SOARES ALVES, Universidade Estadual de Santa Cruz

Mestranda em Economia Regional e Políticas Públicas na Universidade Estadual de Santa Cruz; Graduada em Administração. Bolsista da Fapesb.

Downloads

Publicado

2016-07-14

Como Citar

CARVALHO, ÍCARO C. S. D., BARBOSA, C. R., & ALVES, A. V. S. (2016). INSTRUMENTOS DE PLANEJAMENTO E CONTROLE NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: ELEMENTOS, CARACTERÍSTICAS E EVOLUÇÃO. Revista Brasileira De Administração Política, 8(2), 111. Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/rebap/article/view/17209

Edição

Seção

Artigos