SUBDESENVOLVIMENTO, INTEGRAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO POLÍTICA NO PENSAMENTO DE RAÚL PREBISCH E CELSO FURTADO

Autores

  • RÔMULO C. CRISTALDO Universidade Federal da Bahia, UFBA

Resumo

O ensaio teórico que aqui se apresenta visa abordar a possibilidade de contribuição da teoria do desenvolvimento para a compreensão da administração política. Partimos da premissa de que a administração política é um processo social concreto, que faz parte da superestrutura institucional do modo de produção capitalista. Para enfrentar a problemática em questão, fazemos uma recuperação, por meio de revisão bibliográfica, de algumas das contribuições de Raúl Prebisch e Celso Furtado para a teoria do desenvolvimento, com foco nas noções de subdesenvolvimento, integração internacional e o papel do Estado na promoção do desenvolvimento. Chega-se à conclusão de que sua aplicabilidade se dá, no caso em questão, sobretudo por suas visões aparecerem como expressões dos interesses materiais e agendas de frações de classe específicas na América Latina, o que chamamos de administração política.

Palavras-chave: Desenvolvimento; Subdesenvolvimento; Integração internacional; Administração política.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

RÔMULO C. CRISTALDO, Universidade Federal da Bahia, UFBA

Doutorando em Administração (NPGA-UFBA). Pesquisador do Laboratório de Análise Política Mundial, Labmundo Antena Salvador.

Downloads

Publicado

2016-07-14

Como Citar

CRISTALDO, R. C. (2016). SUBDESENVOLVIMENTO, INTEGRAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO POLÍTICA NO PENSAMENTO DE RAÚL PREBISCH E CELSO FURTADO. Revista Brasileira De Administração Política, 8(2), 85. Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/rebap/article/view/17208

Edição

Seção

Artigos