CONSEQUÊNCIAS DO PRODUTIVISMO ACADÊMICO PARA A VIDA DOCENTE
Resumo
Este artigo é resultado de um estudo entre os professores do curso de Administração da Universidade Federal Fluminense (UFF) acerca da exigência de alta produtividade no setor acadêmico, caracterizada principalmente pelo aumento da quantidade de artigos científicos publicados sem ao menos considerar pesquisas mais aprofundadas, subestimando a qualidade. Entende-se tal prática como sendo de cunho produtivista. Este trabalho tem como objetivo verificar se os professores respondentes conseguem definir produtivismo acadêmico desta maneira e como eles percebem o impacto disto em suas aulas. Foi utilizado um questionário como instrumento de pesquisa. A pesquisa de campo é, portanto, o principal recurso metodológico usado. O tratamento dos dados será qualitativo, por meio da análise das respostas dadas, tomando como base a revisão da bibliografia sobre a temática. Conclui-se que a universidade é um ambiente de ensino e, portanto, não deve seguir a lógica do mercado, a qual tem impactado negativamente as aulas tanto de alunos da graduação, quanto da pós-graduação.
Palavras-chave: Produtivismo acadêmico; Gerencialismo; Qualificação no trabalho
docente.