CONSEQUÊNCIAS DO PRODUTIVISMO ACADÊMICO PARA A VIDA DOCENTE

Autores

  • CARLA GUIMARÃES FERREIRA Universidade Federal Fluminense - UFF.
  • ANALICE VALDMAN DE MIRANDA Universidade Federal Fluminense - UFF.
  • CLAUDIO ROBERTO MARQUES GURGEL Universidade Federal Fluminense - UFF.

Resumo

Este artigo é resultado de um estudo entre os professores do curso de Administração da Universidade Federal Fluminense (UFF) acerca da exigência de alta produtividade no setor acadêmico, caracterizada principalmente pelo aumento da quantidade de artigos científicos publicados sem ao menos considerar pesquisas mais aprofundadas, subestimando a qualidade. Entende-se tal prática como sendo de cunho produtivista. Este trabalho tem como objetivo verificar se os professores respondentes conseguem definir produtivismo acadêmico desta maneira e como eles percebem o impacto disto em suas aulas. Foi utilizado um questionário como instrumento de pesquisa. A pesquisa de campo é, portanto, o principal recurso metodológico usado. O tratamento dos dados será qualitativo, por meio da análise das respostas dadas, tomando como base a revisão da bibliografia sobre a temática. Conclui-se que a universidade é um ambiente de ensino e, portanto, não deve seguir a lógica do mercado, a qual tem impactado negativamente as aulas tanto de alunos da graduação, quanto da pós-graduação.

Palavras-chave: Produtivismo acadêmico; Gerencialismo; Qualificação no trabalho

docente.

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Biografia do Autor

CARLA GUIMARÃES FERREIRA, Universidade Federal Fluminense - UFF.

Administradora, especialista em Gestão Pública e mestre em Administração Brasileira pela Universidade Federal Fluminense.

ANALICE VALDMAN DE MIRANDA, Universidade Federal Fluminense - UFF.

Formada em Administração pela UFRJ e mestranda em Administração pelo PPGAd/UFF

CLAUDIO ROBERTO MARQUES GURGEL, Universidade Federal Fluminense - UFF.

Economista, mestre em Administração Pública, mestre em Ciência Política, doutor em
Educação e professor do Departamento de Administração da UFF, atuando na graduação e no
Programa de Pós-Graduação em Administração, PPGAd.

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Publicado

2016-07-14

Como Citar

FERREIRA, C. G.; MIRANDA, A. V. D.; GURGEL, C. R. M. CONSEQUÊNCIAS DO PRODUTIVISMO ACADÊMICO PARA A VIDA DOCENTE. Revista Brasileira de Administração Política, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 63, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/rebap/article/view/17207. Acesso em: 8 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos