REDES E MUNDIALIZAÇÃO: O DESAFIO DA ADMINISTRAÇÃO. RESGATANDO A NATUREZA POLÍTICA DA DECISÃO PÚBLICA
Resumo
O processo de decisão coletiva para o desenvolvimento sustentável cobra de seus policy makers a competência estratégica de análise crítica da complexa dinâmica de um mundo de novas formas de relacionamento em um espaço “mundializado”. Entre os elementos que determinam a configuração do mundo contemporâneo destacamos: novas tecnologias; novos papéis e novas relações entre os atores em uma sociedade planetária. A integração global de mercados em diferentes estágios de desenvolvimento e as novas tecnologias de informação e comunicação instantânea nem sempre contribuem para a eficácia e a efetividade dos projetos de desenvolvimento nacional . A simples existência de variáveis determinantes da ação pública que se situam fora da esfera de controle de seus gestores é evidência desse fato. Se, por um lado, esse fenômeno não é completamente novo, por outro, a forma radical e a velocidade com que o mesmo ora se manifesta — especialmente para as economias periféricas — exige de seus planejadores muito mais sensibilidade na análise dessa dinâmica. Este ensaio reflete sobre essa questão a partir do aparente equívoco da modelagem do mundo globalizado como uma rede (no sentido topológico) e da suposta interdependência dos relacionamentos que esta determinaria entre os seus atores. Como conclusão sugere-se que, embora não se deva confundir o modelo histórico de relação centro-periferia, do tipo colonial-imperial — já superado —, com aquele segundo o qual os países e suas economias ora se relacionam, é prudente admitir que as tão proclamadas simetria e interdependência no relacionamento entre atores globalizados não ocorre e o modelo reticular de representação do mundo atual é menos complexo do que o fenômeno modelado. Daí que a representação do contexto político mundial dos nossos dias como rede é incapaz de capturar a complexa dinâmica das relações políticas entre esses atores “mundializados”.
Palavras-chave: Desenvolvimento Sustentável; Ação Pública; Integração Global.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.


