A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E O PROJETO DE EDUCAÇÃO BRASILEIRO: O CASO DO RIO DE JANEIRO

Autores

  • LUCAS PACHECO CAMPOS
  • LAURA LEBOSO A. ABRANTES DOS SANTOS
  • GABRIELA ALVARENGA PRESTES
  • FERNANDO BICHARA PINTO

Resumo

O presente trabalho pretende investigar, em um primeiro momento, a evolução do sistema brasileiro de educação, buscando identificar como interesses políticos e econômicos têm influenciado historicamente as políticas empreendidas pelo Estado. Em seguida, o trabalho se dedica à análise de como as diretrizes emanadas por instituições internacionais e multilaterais de crédito, sobretudo a partir de meados da década de 1980, têm interferido na formulação do projeto político-pedagógico que sustenta o modelo educacional brasileiro. Finalmente, tomando como objeto de estudo o sistema de ensino da cidade e do estado do Rio de Janeiro,
procura-se compreender o aprofundamento das relações entre o poder público da região e o Banco Mundial, nos últimos anos, avaliando o impacto deste compromisso para a administração pública e,  consequentemente, para as políticas públicas de educação.

Palavras-chave: Administração pública; Educação; Projeto político-pedagógico; Banco Mundial.

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Biografia do Autor

LUCAS PACHECO CAMPOS

Mestrando em Administração pelo PPGAd da Universidade Federal Fluminense (UFF). Graduado em
Administração pela Universidade Federal Fluminense.

LAURA LEBOSO A. ABRANTES DOS SANTOS

Mestranda em Administração pelo PPGAd da Universidade Federal Fluminense, especialista em
Finanças pela Fundação Getúlio Vargas e graduada em Comunicação Social pela Universidade Federal do Rio
de Janeiro.

GABRIELA ALVARENGA PRESTES

Mestranda em Administração pelo PPGAd da Universidade Federal Fluminense e especialista em
Políticas Públicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

FERNANDO BICHARA PINTO

Mestrando em Administração pelo PPGAd da Universidade Federal Fluminense e especialista em
Gerência de Projetos pela Universidade Federal Fluminense.

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Publicado

2016-01-27

Como Citar

CAMPOS, L. P.; DOS SANTOS, L. L. A. A.; PRESTES, G. A.; PINTO, F. B. A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E O PROJETO DE EDUCAÇÃO BRASILEIRO: O CASO DO RIO DE JANEIRO. Revista Brasileira de Administração Política, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 141, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/rebap/article/view/15630. Acesso em: 20 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos