GESTÃO NA FEIRA DO INTERIOR: ESTUDO NA FEIRINHA DO BAIRRO BRASIL,VITÓRIA DA CONQUISTA-BA
Resumo
A feira do interior é um espaço que persiste na construção social contemporânea. Seu ambiente favorece as relações econômicas, sociais e culturais e, além disso, fortalece o escoamento da produção proveniente da agricultura familiar, promovendo a integração social e preservando hábitos culturais. Estudar tal ambiente como uma organização nos permite então compreender sua permanência na atualidade. Nessa perspectiva, buscou-se analisar a percepção de feirantes, consumidores e fiscais a respeito das condições de comercialização da feira do Bairro Brasil, em Vitória da Conquista, Bahia. O objetivo foi alcançado a partir de uma pesquisa do tipo descritivo-exploratória, com uso de questionários estruturados na forma de escala Likert e análise qualitativa. Os resultados indicam a permanência de uma cultura em que o grande fluxo de consumidores cientes das precariedades consome os alimentos em um
ambiente pouco higienizado, mas com uma localização privilegiada e produtos baratos.
Palavras-chave: Comercialização; Feira livre; Processo de decisão; Produtos alimentícios; Segurança alimentar.