A POLÍTICA EM CONSELHOS MUNICIPAIS; UMA RELEITURA SOB A ÓTICA DA ADMINISTRAÇÃO POLÍTICA

Autores

  • YANA MOURA DE SOUSA Universidade Federal da Bahia, UFBA
  • OTACÍLIO TORRES VILAS BOAS

Resumo

O artigo tem como objetivo analisar o papel político dos conselhos municipais sob a ótica da Administração Política, compreendendo os distintos vieses tanto do debate em Administração, especificamente no campo da Administração Política, quanto das transformações no cenário político de conselhos municipais e suas acepções. Trata-se de um ensaio teórico realizando uma reflexão crítica diante de conceitos estruturantes e processos históricos. Os resultados desse confronto mostram a necessidade de se estabelecer um modelo de gestão das relações sociais em conselhos municipais que amplie o caráter transformador do cenário político, com direcionamento para o bem-estar da sociedade, e que supere tanto a histórica dispersão dos esforços envolvendo o Estado, a sociedade e o capitalismo como o comodismo imperante que posiciona os conselhos e a política no lugar do esquecimento, tornando-os mecanismos de reorganização burocrática.

Palavras-chave: Democracia; Modelo de gestão; Administração Política; Conselhos Municipais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

YANA MOURA DE SOUSA, Universidade Federal da Bahia, UFBA

Doutoranda em Administração na UFBA. Bolsista Capes. Mestre em Administração pela Unama, na linha de Desenvolvimento Sustentável. Graduada em Administração pela Unama.

OTACÍLIO TORRES VILAS BOAS

Doutorando em Administração na UFBA. Mestre em Administração pelo Ibmec/RJ. Especialista em
Administração pela FGV/RJ. Graduado em Matemática pela UFBA.

Downloads

Publicado

2016-01-27

Como Citar

DE SOUSA, Y. M., & VILAS BOAS, O. T. (2016). A POLÍTICA EM CONSELHOS MUNICIPAIS; UMA RELEITURA SOB A ÓTICA DA ADMINISTRAÇÃO POLÍTICA. Revista Brasileira De Administração Política, 8(1), 41. Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/rebap/article/view/15622

Edição

Seção

Artigos