AVALIAÇÃO DA POLÍTICA PÚBLICA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: EFICÁCIA E EFETIVIDADE DOS CURSOS TÉCNICOS NO INSTITUTO FEDERAL DA BAHIA, CAMPUS CAMAÇARI
Resumo
Este artigo objetiva apresentar o resultado de uma pesquisa de mestrado a respeito da avaliação da política pública de educação profissional, do ponto de vista da efetividade e eficácia das ações voltadas para a formação técnica, no que tange ao processo e resultado da implantação da política pública de educação profissional no Instituto Federal da Bahia — Campus Camaçari. Para tanto, adotou-se como abordagem metodológica o estudo de caso, com a realização de entrevistas semiestruturadas com os administradores e coordenadores de curso e aplicação de questionários aos estudantes egressos dos cursos técnicos em Informática e Eletrotécnica na modalidade integrada. Para o tratamento dos dados, optou-se pela análise de conteúdos. A partir da análise dos dados, foram verificados fatores que dificultam o aumento
do número de concluintes nos cursos. Constatou-se, também, que a maioria dos estudantes pesquisados deu continuidade aos estudos por meio do ingresso em cursos de nível superior e que, para eles, os conteúdos do curso técnico de nível médio contribuem para o acompanhamento dos conteúdos no nível superior. Em relação à inserção profissional dos egressos, verificou-se que o Curso de Informática apresenta fragilidades quanto ao seu alinhamento com as demandas da região. Para o curso de Eletrotécnica, por sua vez, verificou--se um mercado de trabalho em ascensão no município de Camaçari, tendo em vista o Polo Industrial. A análise dos dados comprovou, ainda, a existência de fragilidades na implantação do campus e dos cursos técnicos na modalidade integrada. O Instituto Federal da Bahia — Campus Camaçari tem adotado algumas ações internas e esta pesquisa aponta outras que
precisam ser implantadas, sendo necessárias, no entanto, iniciativas de caráter mais amplo para corrigir os aspectos identificados, pelo Governo Federal, a fim de contribuir para o sucesso da política pública em questão. Diante dos resultados, algumas recomendações foram feitas para o aprimoramento da política pública de educação profissional, em especial as ações voltadas para o ensino técnico de nível médio na modalidade integrada.
Palavras-chave: Políticas Públicas; Avaliação de Políticas Públicas; Educação Profissional.