ADMINISTRAÇÃO POLÍTICA E INTERNACIONALIZAÇÃO DO CAPITAL: O PAPEL DO ESTADO NA FORMAÇÃO DAS BASES PARA A INTERNACIONALIZAÇÃO DA INDÚSTRIA BRASILEIRA DA CONSTRUÇÃO CIVIL, 1964-1979

Autores

  • RÔMULO CARVALHO CRISTALDO Universidade Federal da Bahia, UFBA

Resumo

O artigo faz uma avaliação do papel do Estado para a formação das bases que levaram a indústria brasileira de construção civil à internacionalização, partindo da noção de administração política. Chega-se ao resultado que a composição de um arranjo sociometabólico para a acumulação e concentração de capital — o que entendemos como administração política do modo de produção capitalista —, foi determinante para construção de um ambiente propício para a internacionalização.


Palavras-chave: Internacionalização de capital; Arranjo sociometabólico; Análise do sistema-mundo; Administração Política.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

RÔMULO CARVALHO CRISTALDO, Universidade Federal da Bahia, UFBA

Doutorando em Administração (Ufba). Mestre em Administração (Ufba). Especialista em Metodologia e Didática do Ensino Superior (Faculdade São Bento da Bahia). Bacharel em Administração (Ufba).

Downloads

Publicado

2016-01-27

Como Citar

CRISTALDO, R. C. (2016). ADMINISTRAÇÃO POLÍTICA E INTERNACIONALIZAÇÃO DO CAPITAL: O PAPEL DO ESTADO NA FORMAÇÃO DAS BASES PARA A INTERNACIONALIZAÇÃO DA INDÚSTRIA BRASILEIRA DA CONSTRUÇÃO CIVIL, 1964-1979. Revista Brasileira De Administração Política, 7(1), 143. Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/rebap/article/view/15609

Edição

Seção

Artigos