O NORDESTE DO BRASIL E A CRISE ECONÔMICA DO INÍCIO DO SÉCULO XXI
Resumo
O artigo analisa os desdobramentos do período agudo da crise do capital, na primeira década do século XXI, no Nordeste brasileiro (2007-2010). Também enumera os instrumentos de política econômica de inspiração keynesiana e a ampliação das políticas sociais assistencialistas encaminhadas pelo Estado brasileiro para mitigar os efeitos da crise. Por conseguinte, conclui que a conjunção de tais medidas auxiliou na sustentação da demanda efetiva, permitindo a recuperação parcial e temporária da economia nordestina. Parcial porque ainda não avançou em bases produtivas modernizadas; temporária porque não alcançou as contradições do desenvolvimento capitalista no primado do capital financeiro.
Palavras-chave: Crise. Desenvolvimento regional. Política anticíclica.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.