AVANÇOS TECNOLÓGICOS E MUDANÇAS INSTITUCIONAIS E ORGANIZACIONAIS: ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE A DIFUSÃO DA WEB 2.0

Autores

  • FRANCISCO TEIXEIRA TEIXEIRA Universidade Federal da Bahia, UFBA

Resumo

A relação entre o avanço tecnológico e as mudanças socioinstitucionais sempre foi um tema muito debatido em várias áreas do conhecimento. Na perspectiva marxista, por exemplo, ela se encontra na base da teoria da crise. Para Marx (1867), um Modo de Produção pode ser descrito por duas grandes variáveis: as Forças de Produção e as Relações de Produção. Ao analisar o capitalismo de acordo com esse modelo, Marx chega à conclusão que esse Modo de Produção seria superado porque enquanto as Forças de Produção avançam aceleradamente, impulsionadas pela competição por inovações tecnológicas, as Relações de Produção não avançam na mesma velocidade. Essa assimetria provocaria crises cíclicas, culminando com a crise final e consequente derrocada do capitalismo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

FRANCISCO TEIXEIRA TEIXEIRA, Universidade Federal da Bahia, UFBA

Professor titular da Universidade Federal da Bahia e membro do Comitê Assessor da Área de Administração do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

Downloads

Publicado

2016-01-26

Como Citar

TEIXEIRA, F. T. AVANÇOS TECNOLÓGICOS E MUDANÇAS INSTITUCIONAIS E ORGANIZACIONAIS: ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE A DIFUSÃO DA WEB 2.0. Revista Brasileira de Administração Política, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 177, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/rebap/article/view/15584. Acesso em: 19 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos