MACHADO DE ASSIS: OS PRIMEIROS PASSOS, O JORNALISMO POLÍTICO E A CENSURA TEATRAL

Autores

  • PAULO GUEDES Universidade Federal da Bahia, UFBA

Resumo

Joaquim Maria Machado de Assis, nascido em 21 de junho de  1839, na cidade do Rio de Janeiro, vivia com seus pais, como agregados, na chácara que pertencia à família de Maria José de Mendonça Barroso Pereira, viúva do brigadeiro Bento Barroso Pereira, senador do Império, duas vezes ministro da Guerra e uma vez ministro da Marinha de D. Pedro I. A madrinha, Maria José, e o padrinho, Joaquim Alberto Silveira, funcionário do Paço Imperial, emprestaram os seus nomes ao afilhado. Nesse mesmo ano, nasceram Casimiro de Abreu (4/1), Floriano Peixoto (30/4) e Tobias Barreto (7/6). No ano seguinte, em 23/7, houve a proclamação da maioridade do imperador Pedro II, aos quinze anos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

PAULO GUEDES, Universidade Federal da Bahia, UFBA

Doutorado em Sociologia Econômica e das Organizações pelo Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG), da Universidade Técnica de Lisboa. Atualmente é professor adjunto III, da UFBA, conselheiro do Instituto do Recôncavo de Tecnologia (Oscip) e diretor científico do Centro Internacional de Economia Pública, Social e Cooperativismo (Ciriec), Brasil. Participa como professor colaborador dos programas de pós-graduação em Administração e do curso de doutorado em Disseminação do Conhecimento, UFBA.

Downloads

Publicado

2016-01-26

Como Citar

GUEDES, P. (2016). MACHADO DE ASSIS: OS PRIMEIROS PASSOS, O JORNALISMO POLÍTICO E A CENSURA TEATRAL. Revista Brasileira De Administração Política, 6(1), 169. Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/rebap/article/view/15583

Edição

Seção

Artigos