A CAPACITAÇÃO DE GESTORES PÚBLICOS: UMA APROXIMAÇÃO AO PROBLEMA SOB A ÓTICA DA ADMINISTRAÇÃO POLÍTICA
Resumo
O objetivo deste texto é discutir a capacitação de gestores públicos, adotando como balizamento a ideia de que eles terão que seguir atuando no interior do aparelho do “Estado Herdado”, não preparado para atender às demandas que a sociedade hoje lhe exige. E, ao mesmo tempo, transformá-lo no sentido da criação do “Estado Necessário”, entendido como um Estado capaz não apenas de atendê-las, mas de fazer emergir e satisfazer as demandas da maioria da população. Ele foi preparado para subsidiar a discussão acerca da necessidade de retomar, no País, a formação em Gestão Pública nas universidades, nos níveis de pósgraduação e graduação, e nas Escolas de Governo que existem ou, por lei, deveriam existir, nas três esferas de governo. Ele tem início com uma breve retrospectiva — desde a constituiçãodo “Estado Herdado” do período autoritário e da Reforma Gerencial do neoliberalismo — necessária para avaliar o desafio cognitivo envolvido com a construção do “Estado Necessário”
em que se insere essa questão. Em seguida, mantendo a ótica da Administração Política, aborda-se a insuficiente contribuição das matrizes teóricas da Ciência Política e da Administração Pública, até há pouco as únicas disponíveis para o tratamento das questões relativas ao Estado e à sua interface com a sociedade, e se avaliar o potencial de fusões disciplinares, relativamente, recentes e ainda pouco difundidas nas nossas estruturas de governo, como a Análise de Política e o Planejamento Estratégico Situacional. A continuação delineia o conjunto de conteúdos sobre o qual teria que se apoiar um estilo de capacitação de gestores coerente com o enfoque da Administração Política.
Palavras-chave: Capacitação de gestores públicos. “Estado Herdado”; “Estado Necessário”; Análise de Política; Planejamento Estratégico Situacional; Administração Política.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.


