ECONOMIA, POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO: UM DIÁLOGO NEM SEMPRE LEMBRADO

Autores

  • CLAUDIO GURGEL Universidade Federal da Bahia, UFBA
  • EDUARDO PIAZZI
  • AGATHA JUSTEN

Resumo

Este artigo retoma, indiretamente, o debate sobre a formação do administrador, trazendo à discussão a reiterada omissão sobre a associação entre os acontecimentos econômicos, políticos e administrativos. Fazendo breves resgates históricos, o artigo demonstra como as teorias da Administração colocam-se no contexto de fortes mudanças econômicas e políticas. Mas também demonstra como a literatura corrente tem ignorado esta associação entre as áreas de conhecimento. Finalmente, busca explicação para este fenômeno na literatura administrativa e aponta para as consequências negativas que recaem sobre os administradores formados nestas circunstâncias.

Palavras-chave: Formação em Administração; economia; política; crises.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

CLAUDIO GURGEL, Universidade Federal da Bahia, UFBA

Economista, mestre em Administração Pública, mestre em Ciência Política, doutor em Educação e professor da universidade federal Fluminense.

EDUARDO PIAZZI

Formando em Administração pela Universidade Federal Fluminense.

AGATHA JUSTEN

Mestre em Administração Pública, pela FGV, mestranda de Políticas Públicas, na UFRJ, e doutoranda em Administração, na Ebape/FGV.

Downloads

Publicado

2016-01-26

Como Citar

GURGEL, C.; PIAZZI, E.; JUSTEN, A. ECONOMIA, POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO: UM DIÁLOGO NEM SEMPRE LEMBRADO. Revista Brasileira de Administração Política, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 47, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/rebap/article/view/15572. Acesso em: 20 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos