A PROTEÇÃO PREVIDENCIÁRIA DOS SERVIDORES PÚBLICOS E A CRIAÇÃO DA PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR

Autores

  • LAURO PINTO CARDOSO NETO
  • ZÉLIA LUÍZA PIERDONÁ Universidade Presbiteriana Mackenzie

Resumo

O art. 40, § 14 a 16 da Constituição estabelece a possibilidade de os entes federativos adotarem, para o Regime dos Servidores Públicos, o mesmo teto de proteção previdenciária aplicado ao Regime Geral de Previdência Social. Mas, para adotarem o mesmo limite de proteção, deverão criar previdência complementar. O presente trabalho tem por objetivo demonstrar que as regras atuais aplicáveis aos servidores públicos sugerem equilíbrio financeiro e atuarial do Regime Próprio dos Servidores, não sendo necessária a criação da previdência complementar. Entretanto, na hipótese, de os representantes da sociedade brasileira entenderem que é conveniente a adoção do referido limite, deverão, antes de criar a previdência complementar, instituir normas gerais, as quais devem ser editadas pela União, por meio de lei complementar.

Palavras-chave: Proteção previdenciária; seguro social; previdência complementar.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

LAURO PINTO CARDOSO NETO

Procurador da República, secretário geral do Ministério Público da União, representante do Ministério Público da União na Comissão instituída pelo STF para discutir o projeto de lei que institui a previdência complementar no serviçp público federal.

ZÉLIA LUÍZA PIERDONÁ, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Procuradora regional da República, representante da ANPR - Associação Nacional dos Procuradores da República na Comissão instituída pelo STF para discutir o projeto de lei que institui a previdência complementar no serviço público federal, Professora da graduação e da pós-graduação da Universidade Presbiteriana Mackenzie, mestre e doutora em Direito pela PUC/SP, realizou estágio pós-doutoral na Universidade Complutense de Madri (com bolsa da Capes).

Downloads

Publicado

2016-01-26

Como Citar

NETO, L. P. C.; PIERDONÁ, Z. L. A PROTEÇÃO PREVIDENCIÁRIA DOS SERVIDORES PÚBLICOS E A CRIAÇÃO DA PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR. Revista Brasileira de Administração Política, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 107, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/rebap/article/view/15566. Acesso em: 17 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos