MEUS CAMINHOS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: BASES EMPÍRICAS DA ADMINISTRAÇÃO POLÍTICA

Autores

  • MARGARIDA MARIA COSTA BATISTA Universidade Federal da Bahia, UFBA

Resumo

Este artigo tem como objetivo narrar a experiência vivida por uma profissional da área de Administração no período compreendido entre 1963 e 2004, intercalando a com comentários, observações e reflexões sobre a atual conjuntura da Administração Pública brasileira. Assim, passado e presente superpõem-se no relato, numa visão comparativa da teoria com a prática, da Academia com a práxis governamental. Sempre ressaltando a complexidade da área e os dilemas enfrentados pelos profissionais que nela militam, a autora atribui, em grande parte, essa complexidade à presença do fator político que, necessariamente, permeia as ações e acontecimentos na dinâmica da administração. O papel das Escolas de Administração é enfatizado na formação de quadros, realização de pesquisas e atividades de extensão, trabalhando em parceria com outros setores e instituições da sociedade, objetivando a consolidação do governo democrático, para que o Estado tenha reais condições de cumprir o seu papel
que é servir à sociedade.

Palavras-chave: Administração Pública; Política; História; Reforma Administrativa; Desenvolvimento de Recurso Humanos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

MARGARIDA MARIA COSTA BATISTA, Universidade Federal da Bahia, UFBA

Professora aposentada da Universidade Federal da Bahia, mestra em Administração pela University of Southern California, bacharela em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia.

Downloads

Como Citar

BATISTA, M. M. C. MEUS CAMINHOS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: BASES EMPÍRICAS DA ADMINISTRAÇÃO POLÍTICA. Revista Brasileira de Administração Política, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 145, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/rebap/article/view/15556. Acesso em: 7 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos