LIMITES ESTRUTURAIS AO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL: ALGUMAS RESPOSTAS POSSÍVEIS DO ESTADO BRASILEIRO
Resumo
Objetiva-se analisar, à luz do Manifesto de Garanhuns, as possibilidades que se abrem à constituição de um novo modelo de desenvolvimento, tendo em vista as características da atual crise do capitalismo, pós-crash de 2008. Esta crise pode ser, assim, caracterizada: flexibilidade dos fatores produtivos; desvinculação entre os Sistemas Financeiro e Bancário; captura das instituições reguladoras do Estado por interesses privados; comprometimento das instituições multilaterais com a desregulação e a desregulamentação dos fatores produtivos (reengenharia, downsizing, just in time, subcontratação, entre outros, são os elementos notáveis dessa lógica); aprofundamento dos processos de obsolescência programada, que diminuem a instabilidade do Capital e tornam a circulação de bens e serviços “controlada” pelo Capital; a hegemonia das ideia neoliberais, entre outras. Dado que projetos concorrentes — neoliberais e desenvolvimentistas — marcam a histórica contenda entre concepções distintas de Estado e Sociedade, o momento atual é fundamental para se analisarem as perspectivas para o desenvolvimento. Pretende-se, portanto, inventariar possíveis delineamentos do desenvolvimento do século XXI pós-crise de 2008.
Palavras-chave: Crise; Desenvolvimento; Estado; Sociedade.
Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.


